Deus pai

André Rosa
10 min readJul 4, 2022

--

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai. O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. — Romanos 8:15–16”

“Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. — João 1:12,13”

Deus não é um pai ausente

Pois os olhos do Senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração — 2 Crônicas 16:9

Deus pensa em você

Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles! — Salmos 139:17

e Ele sabe teus pensamentos

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. — Jeremias 29:11

Depois que me tornei pai, pude ver com outra ótica como Deus age, hoje posso ver como um pai pensa, age e senti sobre um filho que ama muito. Nesse momento em que escrevo meu filho está com quase 3 anos de idade, e nesse tempo pude notar alguns pontos como que fez pensar no meu relacionamento com Deus

1 — O filho depende e confia no pai

Como uma criança não fala, e não sabe ainda expressar o que quer, nem o que precisa, ela precisa de alguém que saiba o que é melhor pra ela. Quando nos convertemos ainda não sabemos qual é o nosso propósito, não temos claro o que o Pai tem predestinado à nosso respeito, nem se quer sabemos o que precisamos passar ou obter pra chegar nesse propósito, porém o Pai sabe e isso requer dependência total à Ele.

2 — Ambos se conhecem com o tempo

Uma criança não vem manual dos seus gostos nem ela mesmo sabe do que gosta, com o passar do tempo a vida de pai e filho, o filho começa a saber do que o pai gosta, e assim também ocorre com o pai. Mesmo meu filho estando com 2 anos de idade dá pra saber do que ele gosta, ele ama bateria. Quando vou à igreja com ele, tenho que chegar mais cedo, porque ele pede pra tocar bateria enquanto a equipe de louvor não chega pro culto. Da mesma forma eu passei pra ele que eu gosto de carros e motos, e ele sabe disso, tanto que quando eu chego do meu emprego, a primeira coisa que ele me fala é “brurrum”, que nada mais é que um convite pra deixar ele dirigir o carro no meu colo, ou andar de moto em cima do tanque, dando a sensação que ele pilota a moto.

Com o passar do tempo, o filho descobre os gostos do pai, e o pai aprende o que filho porta dentro de si. Claro que Deus sabe o que portamos, pois foi Ele mesmo quem pôs, mas na caminhada com Cristo sabemos o que Deus ama e rejeita, e assim Ele revela os dons que colocou em nós pra que possamos saber o que somos nEle, e quem Ele é.

3 — O pai sempre está no controle

Quando meu filho começou a caminhar eu logo me tornei num segurança particular dele, com a intenção de proteger ele, dele mesmo.

Toda vez que ele sai andando sem rumo, seja pelo pátio da casa da vó dele, ou pela igreja entre os bancos, eu sempre fico atrás à um passo dele, só observando, e ele não sabe que eu fico atrás porque ele só tem olhos pra frente, o que se passa ao redor ele não se preocupa. E toda vez que eu vejo que o que ele vai pegar ou onde eles está indo é perigoso, então eu falo: “Não faz isso, não vai por aí” e mesmo sabendo que ele só me escutou mas vai mesmo assim, dependendo do que ele for fazer eu deixo e observo até ele ver que o que eu disse era pro bem dele.

Muitas vezes Deus faz o mesmo conosco, naquela sensação que vamos tomar um rumo porém lá dentro, sabemos que não é da vontade dEle, e mesmo assim Ele permite. Quantas vezes Ele fala ao nosso espírito, nos advertindo, e nós não o escutamos? Saiba que mesmo você errando, Ele ainda está no controle. Assim como eu só deixo meu filho fazer o que certamente só vai lhe causar um susto, ou somente um tombo, Deus nos deixa fazer coisas que vão nos causar dano, mas não pra nossa morte.

4- Uma parte do pai está no filho (sangue, nome, comportamento, defeitos…)

Todo filho sempre vai ter algo dos pais. Meu filho é a cara da minha esposa, ele não tem praticamente nada meu, esteticamente falando. Porém um filho sempre herda algo dos pais, seja o tipo sanguíneo, um comportamento ou até mesmo defeitos de fábrica.

Quando fomos na casa da minha vó, e meu filho ficou brincando na sala enquanto nós conversávamos, minha vó falou: “Ele se comporta igualzinho a ti quando pequeno, tem o mesmo jeito!”. Eu não lembro como era meu comportamento quando pequeno, mas minha vó que me criou sim, e lembrou disso no momento que viu meu filho brincar na sala.

Outra vez ele teve um ataque de espirro, e coçava o nariz seguido, fomos ao médico e ficamos sabendo que ele tem rinite alérgica. Quando falei pro meu pai isso ele me disse que também tinha rinite, eu não sabia disso. Esse “defeito de fábrica” veio do meu pai, passou por mim, ainda que minha rinite é fraca, e foi pro meu filho.

Mesmo que em Deus não há defeitos, as doenças que herdamos vem dos nossos antepassados, partindo de Adão, porém Cristo que entregou Sua vida na cruz, por meio dEle podemos barras toda doença geracional, e após isso Ele nos enviou o outro consolador, que vive dentro de nós, o próprio espírito de Deus habita em nós, temos não só um pouco mas tudo do Pai em nós.

5 — O pai aponta o caminho (cajado)

Muitas vezes um pai assim como um pastor, usa seu cajado. O cajado é usado para apontar o caminho, é o que dá direção. Quando um pai aponta o caminho para onde o filho deve ir, está usando seu cajado. O cajado do pai muitas vezes é o seu testemunho, a vida que o pai leva é um cajado para o filho, seus hábitos, seus valores, suas atitudes são observadas pelo filho, e isso aponta um norte para a criança, para onde ir, qual o modelo de sucesso.

Desde de pequeno meu pai sempre teve uma casa, um carro e uma moto. Eu sempre tive isso como um modelo de sucesso, quando eu crescer quero ter minha família, um carro e uma moto na garagem da minha casa. Foi o que pedi a Ele quando tinha 15 anos de idade, em uma oração sincera dentro do carro do meu pai.

E graças a Ele pude seguir o modelo do meu pai, mas mais que bens que Ele tem me confiado, como um apartamento com um carro e uma moto, sou grato pela família que Ele me deu, esse é o bem mais precioso.

6 — O pai sabe a capacidade do filho

Toda vez que meu filho pede ajuda pra subir em alguma coisa, ou fazer algo, em sempre ajudo e observo até ver quando ele pode fazer aquilo, no momento em que vejo que ele consegue subir no sofá, ou na cama sozinho, eu só estimulo pra que ele faça, por que eu sei que ele consegue.

Muitas vezes Deus nos confia algo para fazer, e muitas das vezes o que Ele nos confia é grande demais a ponto de dizermos: “Não posso fazer isso, não tem como!”. E Deus sabe que não temos capacidade de fazer o que Ele disse, porém Ele sabe a nossa capacidade de dependência. Ele sabe o quanto você consegue depender do Espírito Santo para fazer algo, por isso ele promete algo maior do que você pode fazer, não é na sua capacidade de fazer, mas na sua capacidade de depender.

7 — O pai anseia ouvir a voz do filho

Se tem uma coisa que muda meu dia é quando chego em casa e ouço: “Papá!”, é assim como ele me chama, pode meu dia ter sido péssimo mas a voz dele me faz esquecer como foi o dia. Isso me ensinou como Deus anseia ouvir a voz dos seus filhos. Jesus passava a madrugada orando ao pai, Moisés passava dias dentro da nuvem, Daniel orava três vezes ao dia, todos esses saciavam essa vontade de Deus, e eram saciados com a voz do Pai.

Jesus no livro de Mateus não falou: “Se orares…” mas falou “Quando orares…” a oração não tem condição ao ser feita, ela deve ser feita.

8 — A teimosia traz escassez

Quem tem criança pequena sabe que eles gostam de mexer em tudo, e se tem algo que chama a atenção das crianças hoje em dia é o celular. Certa vez deixei meu celular com meu filho, não deu alguns minutos ele atira no chão, então eu peguei e expliquei pra ele que não podia fazer aquilo, passando alguns dias ele me pede de novo, e eu entreguei pra ele jogar joguinho, mas de novo meu celular conheceu o chão. A ultima vez que confiei meu celular pra ele, foi quando eu fui ao banheiro escovar os dentes e ouço um barulho de algo caindo no vazo, sim era meu celular mergulhando e uma criança atrás de mim com olhar de quem havia feito algo de errado.

Esse fato me custou um celular novo, porque o antigo não era a prova d’agua, e uma desconfiança em dar algo de valor na mão do meu filho pra ele fazer o que quiser dentro de casa. Isso me chamou a tenção porque mesmo eu explicando mais de uma vez o que não podia ser feito, a teimosia dele fez com que eu não confiasse mais aquilo na mão dele.

Por mais que uma criança de 2 anos não deva andar com um celular, eu aprendi que Deus não pode confiar coisas nas nossas mãos devido a nossa teimosia em querer fazer o que quiser, tudo o que Ele nos confia vem com recomendações. Eu lembro quando pequeno, meu pai me ensinou a andar de moto, e ele sempre delimitava até onde eu podia ir, porque sabia onde tinha movimento de carros e até onde uma criança poderia andar de moto sozinha, o fato do meu pai ver que eu obedecia os limites fez com que ele deixasse eu andar mais longe e com mais frequência.

Se a confiança faz com que você tenha mais daquilo que lhe foi confiado, a teimosia traz escassez e atraso. Quem sabe Deus não quer confiar mais nas tuas mãos, e por causa da tua teimosia Ele não pode fazer isso.

Ser filho tem muitos direitos, porém a palavra também fala que há deveres

Com grandes poderes vem grandes responsabilidades

“O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome — Malaquias 1:6”

Deus deixa muito claro o dever de um filho

Em várias passagens podemos ver qual o dever que um filho

Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. — Efésios 6:1–3

O quinto mandamento é a transição dos mandamentos, os quatro primeiros estão ligados a Deus, em como devemos nos portar diante dEle (“1. Não terás outros deuses, 2. Não adorarás imagens, 3. Não tomarás o nome do Senhor, 4. Guarda o dia se sábado), porém a partir do quinto mandamento se refere a nossa postura diante dos homens, e justamente o primeiro mandamento relacionado aos homens é: “Honra teu pai e tua mãe…” partindo primeiro pela paternidade, a honra em primeiro lugar.

Jesus honrou sua mãe até mesmo estando na cruz

E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho.
Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E desde aquela hora o discípulo a recebeu em sua casa. — João 19:25–27

Naquele tempo quando o pai da casa se ausentava, a responsabilidade de cuidar da mãe era do filho mais velho, não sabemos se José estava vivo no momento da crucificação, porém vemos nessa passagem Jesus se preocupando com sua mãe que estava perto no momento da cruz, detre seus irmãos Jesus era o mais velho, logo Ele avista um discípulo a quem amava então em poucas palavras Ele passou a tutela de sua mãe para seu discípulo amado, ele passou a responsabilidade que estava sobre Ele para alguém de confiança para que cuidasse de sua mãe.

Veja o coração de Jesus estando no madeiro, honrou sua mãe até o último momento, não só fez a vontade do Pai como que honrou a mulher que Deus havia lhe dado para ser sua mãe, esse é um coração de filho.

Há uma punição para a desonra

“Pois Deus disse: ‘Honra teu pai e tua mãe’ e ‘quem amaldiçoar seu pai ou sua mãe terá que ser executado’. — Mateus 15:4”

Amaldiçoar é: lançar maldição a (ou sobre); imprecar contra (oral ou mentalmente); maldizer

A desonra trás maldição e ela a morte.

Seja um filho de honra, Deus te abençoe!

--

--

André Rosa
André Rosa

Written by André Rosa

Cristão, pai, esposo e filho.

No responses yet